segunda-feira, 31 de março de 2014

Eu não mereço ser estuprada


Por Iara Crapanzano

Huuuum, delícia. 

Dia após dia, mulheres de todas as idades e classes sociais são abordadas da forma mais grotesca e desrespeitosa possível. Com palavreado esdrúxulo ou não, todos os dias milhares de comentários de todos os tipos são direcionados às mulheres que, com o tempo, se conformaram em sempre ser abordadas e simplesmente não fazer nada.

Recentemente foi publicada uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisas econômicas Aplicadas ) revelando que 65% dos brasileiros acredita que a mulher que é estuprada ''pede'' por isso, e por incrível que pareça muitas mulheres responderam o mesmo, causando uma repercussão enorme.

Ora meus caros, não sejam hipócritas. Homem ou mulher, por mais que nunca tenha passado pela sua cabeça que uma moça que anda de vestido tubinho esteja pedindo para ser estuprada só por andar assim, com certeza você quando a viu ''embalada a vácuo'', não pensou nada de positivo sobre a pessoa. Seus pensamentos não são menos cruéis só por serem mais mascarados, do que os machistas cruéis que responderam a pesquisa. O preconceito já está dentro de todos desde antes de qualquer um pensar a respeito disso. A sociedade é machista. O mundo é. Mulher é vista como objeto de desrespeito seja moral, verbal ou físico desde antes de o assunto ser debatido abertamente. As pessoas naturalmente separam as mulheres em direitas ou não. Claro, se a mulher é comportada é pra casar, se é solta, pra ficar. Se fica quietinha, é santa, se não, é periguete.

Mas é claro que isso tudo é culpa da mulher. Quando ela esta sentada no ônibus e um rapaz roça seu grande instrumento de virilidade nela, independente da roupa que a moça usa, a culpa é sua por não ter se afastado o suficiente. Quando ela vai entrar no metrô de saia, não importa o tamanho, e enfiam a mão por baixo adivinhem de quem é a culpa? Se está de saia, é para ser apalpada, lógico. Pessoas só são assaltadas porque andam com seus pertences, bandidos só matam porque as pessoas não deveriam estar em seu caminho, mulheres só usam shorts para instigar homens, e só são estupradas porque pedem. 

Amigos, não importa a roupa, as atitudes ou qualquer outra coisa. Respeito é independente de qualquer uma delas. Ou se tem ou não. A partir do momento em que você respeita alguém somente se a pessoa se comportar como a sociedade julga correta, você não tem respeito. Apenas faz o que é cômodo. Não adianta sair divulgando uma noticia sem antes olhar para o próprio umbigo e ver que você mesmo está carregado de tais pensamentos.

O estupro é um ato abominável, do qual nenhum ser humano deve ser submetido, sendo de tubinho, calça jeans ou burca. Me julgue sociedade, essa é a minha visão.

Finalizando, repasso uma campanha publicitária que certa vez tive o prazer de ver e me fez ter orgulho de ser uma profissional da comunicação e incentivar as pessoas a pensar. Numa revista, para abrir certa página, o leitor precisava fazer alguma força. Após o esforço, se deparava com uma foto de pernas abertas de uma mulher em página dupla e a seguinte frase: ''Se você tem que forçar, é estupro". Pense nisso. Até porque se você é homem, obviamente tem uma mãe, irmã, esposa, filha ou outra mulher que seja próxima a você, e se ela não merece passar por isso, nenhuma mulher merece.

Iara Crapanzano, única mulher do Óleo di Peroba e nunca desrespeitada por seus colegas de trabalho por conta disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário