Por Paulo Macedo Junior (@JRPauloMacedo)
Recentemente, navegando pela internet afora, pude observar de perto um fenômeno que parece tomar conta das seções de comentários. Após ler, em um grande portal, uma notícia sobre um tema qualquer, desci – que nada tem a ver com descer o nível, mas bem que poderia – ao setor destinado aos comentários. Neste mundo cruel, sem amor e sem lei, que são as áreas de comentários, me deparei com uma palavra nova pra mim, contudo, muito recorrente nas discussões mais acaloradas. Petralhas. Sim, caro leitor, quase todos os comentários, em algum momento, continham a palavra Petralha. Rapidamente, percebi que a mesma tratava-se de uma nada carinhosa alcunha para o nosso Governo Federal.
E eu, como bom brasileiro que sou, também gosto de reclamar do governo, é claro. Aliás, reclamar de quem está no poder é o status quo do nosso povo. Preferimos reproduzir o que é visto em uma imagem engraçada no Facebook – desde que ela caçoe do governo - do que buscar entender a raiz do problema. É mais fácil, é mais divertido. E então, sentindo a entidade da consciência política se apoderando de mim, fui procurar heróis para carregar minha bandeira na empreitada anti-petralhista. E achei alguns. Ok, não eram exatamente o que eu esperava, mas, não importa se é um homofóbico que defende a ditadura militar e afirma que seus filhos não se apaixonariam por negras porque foram educados, não importa se ele é um fanático religioso que faz chapinha no cabelo, não importa se é uma revista que dissemina ideia reacionárias e que não te estimula a pensar, apenas a ver. O que importa é que critique os Petralhas, seja lá quem eles forem.
Depois que comecei a praticar o anti-petralhismo me sinto bem melhor. Todos os meus problemas parecem ter uma solução. Impostos aumentaram? Culpa dos Petralhas que querem tomar todo o nosso dinheiro. Políticos corruptos? São todos Petralhas. Black Blocs fecham o trânsito? Culpa dos Petralhas que incitam o vandalismo. Facebook tá fora do ar? Culpa dos Petralhas que querem dominar a internet. O brocador parou de marcar gols? Culpa dos Petralhas. Não sei o porquê, mas é culpa deles, tenho certeza.
É tão bom saber que quando esses Petralhas forem embora, minha vida vai melhorar tanto. É tão reconfortante sentar no sofá do meu apartamento e ficar espalhando a palavra anti-petralha pelas redes sociais, sabendo que um dia viveremos em um país melhor. Sem corrupção, sem manifestações, sem roubalheira. Somente com os meus heróis, carregando a bandeira de um movimento político que eu nunca procurei entender. Mas não preciso entender. Essa tal de intervenção militar não pode ser tão ruim quanto os Petralhas.
Algumas pessoas lerão este texto e dirão que estou sendo irônico. Outros, mais sagazes, dirão que estou utilizando o método do absurdo como forma de retórica. Outros comentarão que fui pago pelos Petralhas e que, na verdade, não passo de mais um integrante da corja. E a minoria, espero eu, ainda chegará aqui concordando com tudo que foi dito nos parágrafos acima, e por estes, eu só posso lamentar. Todavia, qualquer que seja a sua opinião, só me resta dizer uma coisa: é tudo culpa dos Petralhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário